Por: Natalia Schmeiske

Editor: Luciano S. Pascoal

Os chás Tisanas são também chamados de chás medicinais ou funcionais. É um complemento natural que alivia e, muitas vezes, cura graças às suas propriedades medicinais. Utilizadas por milhares de anos pela humanidade, as tisanas têm um aroma envolvente e trazem emoções positivas logo no primeiro gole. São capazes de acalmar a mente e o coração

A camomila, a lavanda, a melissa, a hortelã são familiares e trazem diversos benefícios. São inúmeras as plantas medicinais, muitas ainda desconhecidas. Algumas estão enraizadas em Culturas e povos muito antigos. Podemos passar uma vida estudando e não vamos conhecer todas as variedades e todos seus usos.

Se buscarem na memória acredito que muitos tiveram uma vozinha que preparou um chá de Camomila para acalmar e ajudar na dor de barriga. Ou mesmo uma tia, uma cuidadora, uma vizinha, seus pais, alguém querido. Um simples ato acompanhado de muito carinho, um sentimento inexplicável de amor ao próximo. Eu me lembro da minha vozinha Paulina, benzedeira caridosa e uma mulher com o coração do tamanho do mundo. Cuidou da saúde dos 10 filhos e de dezenas de netos, bisnetos e tataranetos com suas plantas e orações. Todas as noites preparava seu chá de Capim Cidreira antes de dormir, um delicioso calmante e sedativo. Toda vez que sinto este aroma Dona Paulina aparece nas minhas lembranças. Viveu até os 97 anos sempre acompanhada do conhecimento dos antepassados sobre plantas e alimentos.

Vamos espalhar estas histórias dos chás Tisanas e seus benefícios. A Chacura está junto com você nesta busca! Um despertar para um novo caminho que se percorre descobrindo e preservando histórias de vida, gerando um profundo autoconhecimento e autocuidado.