Quem ama também?

Infusão da Camomila

Quase todo mundo que conheço já tomou este chá de flor alguma vez e provavelmente foi uma das primeiras infusões da vida. É a planta medicinal mais utilizada no mundo. Existem algumas variedades, as mais utilizadas é a Camomila Inglesa ( Anthemis nobilis) e a Camomila-da- Alemanha ( Matricaria chamomilla). A inglesa é uma planta rasteira, anual e deve ser semeada também anualmente. A Alemã também é anual porém é um arbusto que chega até 60 cm, capaz de rebrotar depois do rigoroso inverno Europeu. As flores são a parte utilizada para fazer chá e nos inúmeros usos da camomila na cosmética.

Anthemis nobilis

A infusão é utilizada para facilitar a digestão e combater náuseas, acalma gastrite e alivia espasmos estomacais e diarreia infantil. É um tônico para todo o corpo e também um bom vermífugo. Usado também no tratamento de dores musculares. Além da bebida uma boa dica é tomar um banho forte de infusão de suas flores ou amarrar um saquinho com a erva no chuveiro e se deliciar com um banho relaxante e revitalizante.

Matricaria chamomilla

Utilizada também para aliviar tensão pré-menstrual e cólicas menstruais. É um calmante natural e junto com a hortelã ajuda a diminuir os sintomas de gripes e resfriados. A medida de 1 colher de sopa para 1 xícara de chá fica perfeita para sua infusão.

Flores secas

Existem muitos usos na cosmética também. Acredito que muitos de vocês já escutaram que clareia os cabelos. Também ajuda nas compressas nos olhos inchados. Um travesseiro de camomila acalma os bebês e ajuda no combate à insônia em todas as idades.

Na Chacura usamos esta maravilhosa flor nas infusões Kids, Chá Yin e no Todo Dia.

Visite a loja

E vocês como utilizam a Camomila? Qual a história dessa planta que marcou sua vida?



Por: Natalia Schmeiske

Editor: Luciano S. Pascoal