Árvore Cacaueiro.

O Cacaueiro, também conhecido pelo nome científico Theobroma cacao, tem sua origem na chuvosa Bacia do Rio Amazonas da América tropical. As migrações indígenas através dos tempos levaram a planta para outras regiões da América central e norte. Neste ambiente sombreado e úmido, sem intervenção humana, o cacau pode chegar a até 20 metros. Hoje nos cultivos chega a ter 5 metros de altura. Esta maravilhosa árvore produz duas vezes ao ano, para nossa felicidade.

Yasser, descendente dos Maias. (Foto: Luciano Pascoal)

Os primeiros registros da domesticação da planta, chamada Kakaw pelos Maias, datam de 400 A.C.  Os Astecas, no México, e os Maias, na América central, a consideravam sagrada. Acreditavam ser de origem divina e todo cultivo era acompanhado de solenidades religiosas. Era tão admirada que foi usada como moeda de troca. Ainda hoje é possível experimentar a receita original de chocolate que os Maias tomavam no desjejum. (Chocolate vem da junção de duas palavras maias: Chokoh: quente;  e Ha: água) O Museu do Chocolate fica ao lado das ruínas de Uxmal, Yucatán, no México e oferece uma degustação. No forno à lenha o jovem Yasser, descendente dos Maias, cozinha cacau moído, pimenta gorda e Achiote (no nosso Urucum). Os antepassados de Yasser tomavam isso pela manhã para ganhar ânimo. Realmente a bebida picante agita o corpo e a alma.

Misturando leite e açúcar surgiu um produto deliciosos e irresistível conhecido no mundo inteiro.

Blend Choco Tea

Aqui na Chacura desenvolvemos um chá preparado da casca da amêndoa torrada do Cacau. Foi amor na primeira degustação. Um misto de alegria e um sentimento de “como não conheci antes?” E desde fizemos muitas pesquisas e buscamos bons fornecedores aqui no Brasil. Sonhamos ,soltamos e o Universo retribuiu. Em Dezembro de 2019 lançamos nosso blend Choco Tea.

A casca da amêndoa do cacau é uma potência antioxidante, cheia de vitaminas e minerais. Possui Magnésio, Zinco, Potássio, vitaminas B1 e B2, Cálcio, Selênio, Ferro e a Theobromina. Esta última é encontrada em grandes quantidades no cacau, e age como um neurotransmissor estimulando a produção de dopamina e serotonina. Provoca uma sensação de bem-estar e melhora o humor.

Tomar chá da casca da amêndoa do cacau além de trazer energia sem a cafeína melhora o ânimo e a disposição.

Nosso blend especial Choco Tea, além do cacau, leva gengibre, canela e jasmim. Elaborado especialmente para renovar as boas energias. Desfrute de todos os benefícios do cacau de maneira sustentável e prazerosa! Experimente o Choco Tea!

Cor amarelo vivo, Sol.

Por: Natalia Schmeiske e Luciano S. Pascoal

Edição: Luciano S. Pascoal